Como escolher um capacete ideal para moto

Como escolher um capacete ideal para moto

02/10/2019

Segurança é algo essencial para pilotos de motos, seja para quem anda pelas zonas urbanas, seja para quem topa uma aventura sobre duas rodas em zonas mais afastadas. Não tem como falar de segurança sem citar o equipamento capacete, não é mesmo? No Brasil, por exemplo, o seu uso é obrigatório por lei, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por isso, separamos algumas dicas para que você saiba como escolher um capacete ideal para moto.

Por que o uso do capacete é importante?

 

Muitas mortes ou acidentes graves são evitados com o uso do capacete. O acessório, devido ao material e estrutura, ajuda a diminuir o impacto sobre a cabeça. Existem diversos modelos, estilos e preços de capacetes em lojas físicas e online. No entanto, não vale comprar qualquer capacete. É preciso você saiba como escolher um capacete ideal para moto para que ele siga algumas regras básicas de segurança.

Tipos de capacetes

 

Existem diversos tipos de capacetes, o mercado oferece, principalmente, quatro modelos.

  • Fechado ou integral: este é o modelo mais conhecido e popular de todos. É usado nas ruas e estradas, geralmente.
  • Off-road: utilizado em trilhas para quem pratica motocross, por exemplo. É muito importante que seja usado com um óculos de proteção também.
  • Híbrido: a parte do queixo é móvel e pode ser deslocada para cima.
  • Aberto: não possui proteção no queixo, embora seja mais agradável em dias quentes por conta dessa abertura. Porém, não é o mais indicado para segurança devido a falta de proteção no queixo.

Como escolher o capacete ideal para moto

Tamanho

É preciso que o capacete se ajuste ao tamanho da sua cabeça. Não deve ficar muito apertado e nem com folga. Para saber qual é o tamanho ideal, use uma fita métrica e passe em volta da cabeça, um pouco acima das sobrancelhas. As medidas, em centímetros, seria para os seguintes tamanhos:

  • Tamanho PP: 53 e 54 centímetros;
  • Tamanho P: 55 e 56 centímetros;
  • Tamanho M: 57 e 58 centímetros;
  • Tamanho G: 59 e 60 centímetros;
  • Tamanho GG: 61 e 62 centímetros;
  • Tamanho XGG: 63 e 64 centímetros.

On-road ou off-road

 

Existem tipos diferenciados de capacetes. O capacete off-roads é usado para pilotos que praticam esportes, como motocross, enduro, trilhas etc. Na maioria das vezes, esses capacetes são abertos com a parte do queixo mais comprida. Além da proteção na cabeça, são modelos contra impactos de pedras, lamas, insetos etc. Ou seja, pensado exatamente para a prática de esporte radical sobre duas rodas.

Já o capacete on-road é usado por pilotos que utilizam motos em zonas urbanas e rodovias. Estes modelos não são indicados para práticas esportivas, pois não condiz com toda proteção necessária para as zonas urbanas.

Material

 

O material do capacete também é peça-chave em relação a qualidade e a durabilidade do equipamento. Existem diversos materiais, mas os mais conhecidos são: fibra de carbono, ABS e Kevlar. O material varia o preço do produto.

Capacetes ASW

modelos de capacetes para motos

A ASW trabalha com capacetes para quem curte moto. Após essas inúmeras dicas, saiba como escolher o capacete ideal para moto no site da marca. São capacetes seguros e com alta tecnologia para quem gosta de aventura e não perde um desafio por nada. Visite o site e conheça os todos os modelos de capacetes.

Redação por: - Todos os direitos reservados.